sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Só Memórias

 


A lembrança mais remota de plateia familiar que tenho não aparece no meu álbum de retratos internos:

Não lembro do batizado, aniversários foram poucos, mas primeira comunhão eu fui sozinha, nem lembro se podiam ou queriam ir  a formatura do Primeiro Grau, hoje Fundamental II, eu nem sabia direito o que era, só pediram pra eu ir de uniforme completo. As famílias estavam lá, menos a minha.

O Segundo Grau, agora Ensino Médio, eu fui oradora e meu pai foi, entrou comigo e nem ficou, minha mãe ficou mais um pouco, mas logo voltou pra casa. Eu nem tenho fotos deste momento com eles. Só com meus colegas e professores.

Daí veio a Graduação: Primeiro o Bacharelado, que não tive formatura, porque era caro, programado no Rio Centro. Nós não tínhamos nem como chegar lá...fiquei na comissão um tempo e desisti, mas as vezes penso é que se eu fizesse formatura, talvez tivesse que ir só novamente... Bom, não aconteceu e eu peguei meu diploma brindando com cafezinho junto ao Secretário e o Diretor da Faculdade de Letras da UFRJ.

A seguir veio a Licenciatura, a Especialização, o Mestrado sem nenhuma honraria ou homenagem, a não ser eu olhando no espelho e dizendo: É. Você conseguiu!

No próximo dia 12/11 vou tomar posse na Academia de Letras do Brasil. Tenho direito a dois convidados, mas minha filha não está no Brasil, o que era previsto anterior ao convite, mas irei só. Sei que serei minha melhor companhia mais uma vez, numa ocasião especial.

Minha mãe dizia que eu fui seu melhor parto, que parece até que nasci sozinha, sem precisar de esforços dela ou da parteira. Eu acredito que quando morremos também é um momento que encaramos sozinhos. A sozinhez é inevitável como dizia Paulo Mendes Campos. Nunca senti solidão. Nem sei o que é isso, pois a vida não me deu tempo pra percebê-lo, porém a sozinhez é uma sabedoria de reconhecer que a ausência das pessoas com quem pretende compartilhar ou celebrar seus méritos é pra poucos: é pra quem sabe levanta-se só, quando é chamado pelo nome.



Nenhum comentário:

Postar um comentário