domingo, 20 de novembro de 2011

Desinventando...

        " O artista não tem tempo para dar ouvidos aos críticos. Os que desejam ser escritores Lêem os críticos; Os que querem escrever não têm tempo de ler críticas. O crítico também está tentando dizer:" O Biriba esteve aqui." Sua função não se dirige diretamente ao artista. O artista está um furo acima do crítico, pois o artista está escrevendo algo que fará o crítico funcionar. O crítico está escrevendo algo que afetará todo mundo, menos o artista."
William Faulkner

        " Uma obra de arte, por outro lado, tem uma expressão representativa e expressiva. Nessa representação, as idéias do autor, seus juízos, o próprio autor, acham-se comprometidos com a realidade. A crítica, pois, não é senão uma parte, um aspecto - um insignificante - do todo."

Alberto Moravia

          " A arte deve colher a realidade de surpresa. Isso requer aqueles momentos que são para nós simplesmente um momento, mais um momento, mais outro momento e , arbitrariamente, os transforma numa série especial de momentos ligados entre si por uma grande emoção. A arte, parece-me, não deveria inculcar o 'real' como sendo uma preocupação. Nada é mais irreal que certos textos realistas - e que não passam de pesadelos.
          A ilusão da arte, por certo, é fazer com que se acredite que a literatura é muito ligada à vida, mas exatamente o oposto é que é verdadeiro. A vida é amorfa; a literatura formal."

Françoise Sagan       

Um comentário:

  1. extraordinárias reflexões, sobretudo a de Françoise Sagan, da qual nunca tive oportunidade de ler algo... mas, falta minha, que terá que ser colmatada...

    Um imenso abraço,

    LB

    ResponderExcluir